Com foco nas ‘Fake News’, Circuito Aprosoja Universitário chega a Tangará na próxima semana

Na próxima quarta-feira, dia 14, o Circuito Aprosoja Universitário chega a Tangará da Serra com o tema: “Lei do Alimento Mais Seguro: mitos e verdades”. A palestra será a partir das 19h, no auditório da Unic, e neste ano não será necessário fazer inscrição prévia, apenas no local do evento. A participação é gratuita.

O tema diz respeito ao Projeto de Lei (PL) 3200/2015, que tem como objetivo principal atualizar a legislação quando o tema é defensivo agrícola, já que a lei em vigor é de 1989. O problema, no entanto, é que as repercussões do PL na mídia tradicional e nas redes sociais nem sempre são verdadeiras. Nenhuma área ou setor escapa das fake news e não seria diferente com o agronegócio. O projeto, inclusive, é chamado por ambientalistas de “PL do Veneno”.

O associado da Esalq/USP e presidente do Conselho Científico para Agricultura Sustentável, professor José Otávio Menten, será responsável pela palestra sobre  “A importância dos defensivos para a produção agrícola”. Já o engenheiro agrônomo e diretor executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa, e Edivandro Seron, consultor na área de inteligência regulatória com foco em defensivos agrícolas, sementes, biotecnologia e assuntos ligados à Comissão de Alimentos do Mercosul, dividirão o evento com a palestra “Contextualização da PL dos Defensivos”.

“Para combater as fake news nós usamos algo bem simples: a luz da ciência. Durante as palestras nós estamos mostrando a importância da tecnologia e quais são os critérios técnicos que usamos para avaliar a segurança dos defensivos agrícolas. Muitas vezes as coisas que são ditas sobre o tema são ditas de forma equivocada, ideológica, por pessoas que são contra o agronegócio e contra o capitalismo”, disse um dos palestrantes, Fabrício Rosa.

Fabrício ainda afirma que ao falar com o público jovem, talvez essa propagação de fake news possa ter um novo cenário. “O Circuito Universitário é importante porque conseguimos discutir com esses alunos, que serão futuros formadores de opinião e profissionais da área, informações mais qualificadas para que eles consigam, inclusive, rebater as notícias falsas tanto nas mídias sociais, onde eles têm contato com essas notícias, quanto na própria comunidade onde estão inseridos”, completa.

Circuito Aprosoja Universitário

É a quinta vez que a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) realiza o Circuito Aprosoja Universitário, que é uma série de palestras destinadas a universitários das principais instituições de ensino superior de Mato Grosso. A ideia é provocar discussões com os futuros profissionais do estado que, direta ou indiretamente, irão atuar no mercado profissional do agronegócio.

Em Mato Grosso, 15 cidades irão receber o Circuito. O evento já esteve nas cidades de Nova Xavantina, Várzea Grande, Cuiabá, Primavera do Leste, Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde. Ainda esta semana passará por Nova Mutum e  Cuiabá novamente. Na semana que vem o Circuito chega a Diamantino na segunda-feira (12), Campo Novo do Parecis na terça-feira (13) e Sapezal na quarta-feira (14) pela manhã. À noite, no mesmo dia, o evento acontece em Tangará da Serra. Já nos dias 22 e 23, Rondonópolis, Jaciara e Campo Verde sediarão a rodada de palestras.