Qualidade de vida é prioridade para o homem do campo

Assim como o produtor e o trabalhador rural têm buscado o aumento no volume de produção, da produtividade, conhecimento e inovações tecnológicas, ele também está em busca de qualidade de vida, mais saúde e segurança em seu trabalho. Programas de orientação, cursos e até projetos que levam serviços de saúde até às comunidades mais distantes das cidades tem ajudado cuidar da saúde e a melhorar a qualidade de vida deste público. Oportunidades não faltam e, em Mato Grosso existem dezenas de produtores rurais que oferecem diferenciais dentro da propriedade para gerar mais conforto e oportunidades para aqueles que vivem no campo.

Por meio do Ensino a Distância (EaD), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) oferece o curso de Prevenção de acidentes e melhoria de qualidade de vida. Os participantes têm o aprendizado prático e completo sobre a Norma Regulamentadora 31 do Ministério do Trabalho (NR-31), porque prevê quais as principais medidas a serem tomadas no exercício do trabalho no campo. Com este treinamento, o participante entende o que diz a Norma em relação ao meio ambiente, resíduos, ferramentas manuais, secadores e silos, trabalho com animais, transporte de pessoas e de cargas, acesso e vias de circulação, fatores climáticos e topográficos, edificações rurais e áreas de vivência. Além disso, o conteúdo ainda inclui assuntos como a constituição de Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho Rural (SESTR) e organização e funcionamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural (CIPATR).

Em Mato Grosso, o SENAR-MT oferece o treinamento Qualidade de vida no trabalho – saúde e segurança no trabalho rural. Com carga horária de 16 horas, esta capacitação tem como objetivo esclarecer e mostrar as responsabilidades que os produtores e trabalhadores rurais têm com relação às ao cumprimento das normas regulamentadoras (NRs) e legislação trabalhista/previdenciária/tributária, conforme o enquadramento da propriedade, para prevenir situações de riscos do meio rural. O conteúdo deste treinamento inclui ainda assuntos como gestão em segurança e saúde do trabalho rural, controle de acidentes, primeiros socorros, capacitações exigidas pelas fiscalizações, noções de legislação trabalhista e previdenciária no âmbito do trabalho rural.

Além deste, O SENAR-MT também oferece mais de 10 treinamentos com carga horária de 40 horas para capacitar e orientar pessoas para atuar no setor de saúde e segurança no trabalho. Estes são os cursos mais demandados junto à instituição. O conteúdo inclui os mais variados assuntos relacionados a saúde e a qualidade de vida do homem do campo. Quer saber mais acesse https://goo.gl/e7F67A

Em Mato Grosso, o SENAR-MT também tem o programa Mutirão Rural que tem como objetivo levar para o homem do campo mais de 30 serviços incluindo atendimento médico e odontológico, exames rápidos de glicemia, colesterol, trigliceris e palestras de orientação para a saúde. Além disso, em função das parcerias, também oferece outros serviços como segunda via de documentos, declaração de Hipossuficiência para gratuidade da 2ª via de documentos e até orientação jurídica. Outros serviços como a emissão de declaração de atividade rural, orientações e encaminhamentos ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) também são oferecidos Mutirão Rural.

Fonte: Senar-MT

Links Úteis

Endereço: Av. Lions Internacional, 2.650-W – Vila Esmeralda, Parque de Exposições
Telefones: (65) 3325-0142
Horário: Seg. à Sex - 07:30 às 11:00 - 13:00 às 17:30