Caminhoneiros recebem apoio do Sindicato Rural sobre manifestações contra o aumento dos combustíveis

Em apoio às manifestações dos caminhoneiros em todo o país, o Sindicato Rural de Tangará da Serra divulgou uma nota se posicionando sobre o assunto na noite desta terça-feira (22).

Os motoristas em Mato Grosso também aderiram ao movimento nacional contra o aumento de 0,97% do preço nos postos de combustíveis, após uma sequência de cinco aumentos diários desde a última semana, e estão há três dias bloqueando mais de 12 trechos de estradas estaduais. Neste ano o preço médio do diesel, por exemplo, já apresenta 8% de alta e este valor está acima da inflação acumulada no ano, que é de 0,92%.

O texto enviado aos associados e para a imprensa, ressalta a importância de compreender os protestos, uma vez que a luta dos caminhoneiros e dos produtores é a mesma. “O óleo diesel é o que mais nos representa em termos de custo, significando até 20% do investimento na produção agrícola já que é o combustível para todos os nossos maquinários que estão na lavoura plantando ou colhendo e também nos caminhões durante o transporte dos insumos e grãos”, diz parte do manifesto de apoio.

Confira na íntegra:

MANIFESTO DE APOIO

O Sindicato Rural de Tangará da Serra, através de sua diretoria, declara o seu apoio aos caminhoneiros nas manifestações realizadas em todo o país devido aos sucessivos aumentos no preço dos combustíveis.

É importante salientarmos que este preço abusivo traz impactos a toda a sociedade, a começar pelo campo onde são produzidos os alimentos. Portanto, nossa luta e a dos caminhoneiros é a mesma. Quando eles têm seu custo elevado, também acabam majorando o custo do produtor rural.

O óleo diesel é o que mais nos representa em termos de custo, significando até 20% do investimento na produção agrícola já que é o combustível para todos os nossos maquinários que estão na lavoura plantando ou colhendo e também nos caminhões durante o transporte dos insumos e grãos.

Precisamos continuar produzindo e transportando, mas está cada dia mais insustentável trabalhar no Brasil da forma como tem sido praticada essa política dos preços dos combustíveis e os reflexos são enormes, gerando uma cadeia de aumentos desnecessários, desde o diesel aos insumos.

Então, o Sindicato Rural convida a todos os produtores a participarem desta mobilização dos caminhoneiros com o devido apoio. E que estas manifestações consigam passar a mensagem das mudanças e melhorias que necessitamos em todos os setores.

“Esta não é uma causa só dos caminhoneiros mas sim de toda a sociedade, de todo o cidadão brasileiro, temos que apoiar e participar”.

Vanderlei Reck Junior, Presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra