Tangará da Serra recebe Rodada Técnica da Aprosmat nesta quarta-feira

O Sindicato Rural de Tangará da Serra irá sedir, nesta quarta-feira (09), a Rodada Técnica da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) 2018. Será a partir das 14h, no auditório da entidade, e o objetivo é estimular um debate e mudanças práticas necessárias com investimento nos fatores e processos que geram rentabilidade e estabilidade na produção de grãos.

A Rodada iniciou na segunda-feira, 7 de maio, e vai percorrer cidades de diferentes regiões do Estado. A primeira parada do grupo foi na cidade de Sorriso. Já nessa terça-feira (8), o encontro foi em Nova Mutum, no Sindicato Rural daquele município. Nesta quarta-feira (9), será a vez de Tangará da Serra. Ainda no mesmo dia, o evento acontece em Campo Novo do Parecis, às 19 horas, no Thais Eventos. Já no dia 10 de maio, a rodada será em Querência, às 19 horas, no Sindicato Rural de Querência. O encerramento será dia 11 de maio, em Primavera do Leste, às 19 horas, na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Primavera do Leste.

Além da rica troca de experiência, debates e muito conhecimento, a 1º Rodada Técnica Aprosmat 2018 vai contar com a palestra “A Busca de Lavouras de Alta Rendimento, Mitos e Verdades”, ministrada pelo especialista no assunto, o pesquisador Dirceu Gassen.

De acordo com Gassen, a soja é o ciclo econômico mais importante e de maior valor na história do Brasil e o agricultor tornou-se referência na produção e comercialização mundial de proteína e óleo vegetal. O palestrante explica, que as tecnologias embarcadas na semente envolvem a biotecnologias de resistência a herbicidas e a lagartas, hábitos de crescimento indeterminado e mudanças na arquitetura de plantas e folhas. Pois junto as novas tecnologias, evoluíram as populações resistentes de plantas daninhas, percevejos, mosca-branca e outras pragas que ameaçam a cultura da soja. Além de nematoides e patógenos de raízes. “Toda essa evolução dos conhecimentos e da produtividade geram novas demandas para o manejo da cultura”, diz.

Quanto aos mitos da soja, Dirceu pontua que são mecanismos mentais para explicar os processos e fenômenos que garantiram a produtividade e resultados obtidos até agora. “As novas realidades de potencial de produção, genética, qualidade de sementes, semeadura, pragas, população de plantas, distribuição espacial, área foliar e ciclo curto, exigem mudanças nos modelos mentais de manejo das culturas. Cada vez mais é necessário medir os componentes que determinam a produtividade da lavoura, interpretar os resultados e determinar as mudanças que geram resultados com rentabilidade”, finaliza.

A 1ª Rodada Técnica Aprosmat 2018 conta com o apoio do Conselho Estadual das Associações de Revendas de Produtos Agropecuários de Mato Grosso (Cearpa), Associação dos Engenheiros Agrônomos de Primavera do Leste (AEAPL), Associação dos Engenheiros Agrônomos de Tangará da Serra (AEATGA), Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sorriso (AEAS), Sindicato Rural de Nova Mutum, Sindicato Rural de Tangará da Serra, Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis e Sindicato Rural de Querência.

*Com informações da Assessoria/ Aprosmat

Autor: Gabriela Gonçalves - Ascom Sindicato Rural de Tangará da Serra

Links Úteis

Endereço: Av. Lions Internacional, 2.650-W – Vila Esmeralda, Parque de Exposições
Telefones: (65) 3325-0142
Horário: Seg. à Sex - 07:30 às 11:00 - 13:00 às 17:30