SINDICATO RURAL DE TANGARÁ DA SERRA RECEBERÁ APRESENTAÇÃO DO EVTEA DA UFPR

Após percorrer cerca de 1800 quilômetros entre rodovias federais e estaduais, para observar as condições das estradas mato-grossenses, o Estradeiro BR-174 finalizará o ato com a apresentação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai-Paraná, elaborado por membros do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (UFPR/ITTI).

A Reunião Participativa do EVTEA será realizada na quinta-feira (30), a partir das 18h, no auditório do Sindicato Rural de Tangará da Serra. O assessor jurídico da instituição acadêmica, Ruy Zibetti, discorrerá sobre as principais pontuações do estudo.

A expedição realizada pelo Movimento Pró-Logística iniciou as atividades no último domingo (26). Além de Tangará da Serra, que foi o primeiro local de parada, o Estradeiro BR-174 deve contabilizar um total de doze municípios até o fim do trajeto, passando ainda por Campos de Júlio, Comodoro, Vilhena, Juína, Aripuanã, Colniza, Cotriguaçu, Juruena, Castanheira, Brasnorte e Campo Novo do Parecis, onde se reuniu com autoridades e produtores para pontuar dificuldades e alternativas de logística, como a estruturação de ferrovias e hidrovias na região.

Entre as principais reivindicações nos trechos observados estão os buracos nas estradas, a falta de pavimentação asfáltica e de acostamento, o que prejudica tanto o escoamento das produções quanto a sociedade como um todo. As informações devem compor um relatório que será oficialmente entregue ao Governador do Estado, Pedro Taques, com anexo ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e ao Governo Federal.

Para a Reunião Participativa foi convidado o deputado federal Ezequiel Fonseca, os deputados estaduais Wagner Ramos, Saturnino Masson,Leonardo Ribeiro Albuquerque e Wencley Carvalho, bem como o prefeito municipal Fabio Junqueira, vereadores, secretários, sindicalistas e produtores rurais que devem debater sobre as questões estruturais das vias da região.

ESTRADEIRO SUDOESTE-MT
Produtores do Núcleo de Tangará da Serra ligado à Aprosoja, em parceria com o Sindicato Rural, realizaram nos dias 10 e 11 de abril o Estradeiro Sudoeste, onde percorreram um total de 714,9 quilômetros para avaliar as condições de infraestrutura das rodovias estaduais e vias municipais do perímetro sudoeste do Estado.

SERVIÇO: "REUNIÃO PARTICIPATIVA EVTEA"
LOCAL: Auditório do Sindicato Rural de Tangará da Serra
Av. Lions Internacional, 2.650-W, Vila Esmeralda - Parque de Exposições