Grande final do Circuito Mato-grossense de Rodeio será na Exposerra

A 26ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Tangará da Serra - Exposerra e 37ª Festa do Peão irá sediar a grande final do Circuito Mato-grossense de Rodeio. As montarias mais emocionantes, com os peões mais experientes e os melhores touros poderão ser vistos no município nas noites dos dias 6, 7, 8 e 9 de setembro.

Pela segunda vez o melhor cowboy de Mato Grosso será revelado em Tangará e ele irá representar o Estado em Barretos, em 2018, durante a Final do Campeonato Brasileiro. De acordo com o Presidente da Federação Mato-grossense de Rodeio, Renato Bavaresco, são uma média de 10 eventos anuais antes da grande final.

“Aqui em Tangará tem muitos cowboys e tropeiros. O pessoal gosta e valoriza a cultura sertaneja. A expectativa é muito grande para a Exposerra e é uma etapa muito boa, em que muitos brasileiros gostariam de estar montando. Os cowboys de Mato Grosso vão somando pontos durante o ano e o que tiver a maior pontuação de 2017 irá ganhar um carro zero km em Tangará. São R$40 mil em prêmios no total nesta última etapa, além da premiação do campeonato, o que totaliza R$100 mil ao todo em prêmios. É o sonho para qualquer competidor e qualquer prestador de serviço estar na Exposerra, que é muito importante não só a nível de Mato Grosso mas a nível Brasil”, destacou Bavaresco, ressaltando que Tangará da Serra é conhecida em todo o país pelo bom evento e pelos bons cowboys.

Serão em torno de 50 competidores em duas turmas de 25. Irão montar 25 competidores no primeiro dia de rodeio que será na quarta-feira, dia 6 de setembro. No segundo dia, dia 7, montam mais 25. Se classificam 20 para o terceiro dia e 10 para a grande final que será no sábado, dia 9.  “Ás vezes, o campeão da etapa pode não ser o mesmo campeão do campeonato. Ano passado mesmo, por exemplo, o Rodrigo Guedes foi campeão do campeonato mas não venceu a etapa. Vai depender da somatória de todos os eventos”, explicou Renato.

Rodrigo Guedes, que venceu o campeonato em 2016, participará da primeira final brasileira do campeonato de rodeio. “Cada federação vai enviar um representante para Barretos, onde antes era a final do rodeio internacional. Agora vai ser a final do campeonato brasileiro. Vamos mandar um representante que é o atual campeão do circuito e que, por coincidência, é o Rodrigo aqui de Tangará, que vai representar a Federação, Mato Grosso e Tangará em Barretos. É uma super premiação e o melhor rodeio do mundo. Ele é bicampeão desse campeonato, ganhou ano passado e vai ter o direito de montar lá. Quem ganhar esse ano vai no ano que vem para Barretos também”, disse.

O locutor do rodeio na Exposerra será Almir Cambra, que fala em Barretos há 18 anos e é considerado um dos melhores da história do Brasil, o locutor mais técnico do país.

Além disso, haverá queima de fogos, palhaços e o touro bônus. “Vamos ter momentos muito bacanas. O touro bônus é o último touro de cada noite. Um animal que o tropeiro traz para duelar com o cowboy que tem a maior nota do dia. É uma montaria especial, uma super atração e última montaria de cada dia. O pessoal fica na arquibancada, naquele frizzon, esperando essa montaria que irá pagar R$500 para o cowboy que vencer. Mas se o touro derrubar o cowboy, o tropeiro fica com o prêmio de R$500 e a fama”, destacou Renato Bavaresco.