PRODUTORES RURAIS TÊM ATÉ DIA 5 DE MAIO PARA FAZER CAR

Termina no dia 5 de maio o prazo para que proprietários rurais de todo o Brasil façam o CAR, Cadastro Ambiental Rural, das propriedades. Com o registro efetuado, é possível solicitar um tempo maior para regularizar o imóvel que não dispunha de reserva legal adequada, que é a área de preservação obrigatória, sem sofrer punições. Já aqueles que não realizarem o procedimento no prazo poderão ficar impedidos de obter crédito agrícola, além de ser impedido de continuar as atividades no campo.

Para auxiliar os produtores com dificuldades na realização do cadastro, o Sindicato Rural de Tangará da Serra, em parceria com o Senar-MT, realizará no dia 27 de abril uma oficina com orientações metodológicas e didática simples sobre as dúvidas mais frequentes. Serão disponibilizadas 20 vagas, com duração de quatro horas. No mesmo dia, ainda ocorrerá uma palestra, com duração de duas horas, oferecidas a quem estiver interessado sobre o assunto. Ambos os eventos serão ministrados no NAC, Núcleo Avançado de Capacitação, no próprio sindicato.

Até o momento, Mato Grosso está com 91,12% de sua área total incluída no Sicar, sistema eletrônico que integra os CARs do país. Esse índice corresponde a 44,363 milhões de hectares, de um total de 48,688 milhões (ha) passíveis de serem cadastrados, conforme a divulgação do último balanço do SFB, Serviço Florestal Brasileiro.

Em todo o país, a área cadastrada atualmente corresponde a 147,032 milhões (ha), ou seja, 39,54% de um total de 371,818 milhões (ha) que deverão integrar o Sicar. Já o número de imóveis cadastrados no Sistema alcança 721,042 mil, equivalente a apenas 13,93% dos 5,175 milhões estimados.

CAR
Criado pela Lei 12.651/12, o CAR é um registro público eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais e tem a finalidade de integrar informações, gerando um banco de dados para planejamento ambiental e econômico no combate ao desmatamento irregular em todo o país. Ao realizar o CAR, o produtor rural consegue identificar a reserva legal, as áreas de uso restrito e as áreas consolidadas das propriedades e posses rurais.

SERVIÇO:

CAR – CADASTRO AMBIENTAL RURAL (OFICINA E PALESTRA)

LOCAL: Sindicato Rural – NAC, Núcleo Avançado de Capacitação

Av. Lions Internacional, 2.650-W, Vila Esmeralda - Parque de Exposições

DATA: 27/04/2015

HORÁRIOS:

- OFICINA: 18h – 22h (4h, 20 vagas)

- PALESTRA: 19h – 21h (2h, acima de 20 vagas)

INFORMAÇÕES: (65) 3325-0142

Autor: Luciane Carvalho