Senar-MT é reverenciado como co-realizador do maior evento de sojicultura de MT

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) prestigiou na noite de quinta-feira (04/05) o lançamento do 12º Circuito Aprosoja, que este ano leva o tema "Liderança Dentro e Fora da Porteira". Há 12 anos, o projeto leva conhecimento e qualificação para produtores e trabalhadores rurais de Mato Grosso. O evento é uma realização da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) em parceria com o Senar-MT. A cerimônia realizada no Cenarium Rural, em Cuiabá, foi prestigiada por lideranças e entidades do setor agropecuário, políticos, imprensa e sociedade.

O Circuito, além do lançamento em Cuiabá, vai percorrer os 24 maiores municípios produtores de soja de Mato Grosso, com palestras e rodadas de debate com produtores rurais e a sociedade em geral sobre assuntos estratégicos para o agronegócio. Durante as rodadas pelo interior, o Senar-MT vai oferecer uma palestra de 10 minutos sobre brigada de incêndio rural, queima controlada e prevenção de acidentes do trabalho. Para percorrer o estado, o Senar-MT disponibilizou dois instrutores, que também fazem parte da corporação do Corpo de Bombeiros Civil e Militar de Mato Grosso.

"Esse é um evento consagrado que tem o compromisso de levar conhecimento e orientações ao produtor e, com isso, o Senar-MT tem por obrigação participar e apoiar a iniciativa da Aprosoja. Estamos satisfeitos com a parceria, porque através dela temos a oportunidade de levar qualificação e conhecimento ao produtor rural, já que o circuito percorre grande parte dos municípios do interior de Mato Grosso, onde estão as maiores produções de soja e milho do estado", disse o presidente do Sistema Famato/Senar-MT Normando Corral.

Sobre o tema da 12ª edição o presidente da Aprosoja Endrigo Dalcin ressaltou que quando se fala em liderança, um assunto recorrente para a instituição, defende que sem líderes a associação não alcançaria os objetivos. Ele também se referiu aos líderes dentro das propriedades rurais. "Quando eu falo de líderes não me restrinjo a liderança institucional e política que já é característica da Aprosoja, mas também a liderança nas propriedades rurais, nossas famílias e nossas cidades. Por isso, essa edição traz o tema "Liderança Dentro e Fora da Porteiras", um assunto de grande estima para os produtores do nosso estado", ressaltou Dalcin.

O Senar-MT foi referendado pelo presidente da Aprosoja como um importante parceiro na co-realização do evento consagrado como o maior da sojicultura. "Agradeço o presidente do Sistema Famato/Senar-MT Normando Corral, co-realizador, que engradece a concretização desse importante projeto para o setor agrícola do nosso estado", disse Dalcin.

A noite foi marcada pela palestra motivacional com o tema "Porque está cada vez mais difícil ter sucesso sozinho?", do professor e escritor Carlos Alberto Júlio.

Carlos Júlio é professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (Espm), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Fundação Instituto de administração (FIA) da Universidade de São Paulo (Usp), coach profissional, líder de Estratégias e Inovação do Locomotiva Instituto de Pesquisa, escritor de oito livros publicados no Brasil e exterior e colunista na rádio CBN.

O palestrante levou o público presente a encontrar o próprio talento e a apreciar e valorizar o talento dos demais membros no ambiente de trabalho. Falou também sobre sinergia, integração, interação, comprometimento, liderança e superação. O palestrante vai ministrar a palestra nos 24 municípios visitados pela caravana.

Acesse aqui e conheça os cursos do Senar-MT:http://http://sistemafamato.org.br/portal/senar/agenda.php

Programação para o interior:

Começando pela Região Sul. No dia 5 de maio, será Campo Verde e, de 8 a 12, serão visitados Alto Taquari, Alto Garças, Rondonópolis, Primavera do Leste e Jaciara.

De 15 a 19 de maio será a vez da Região Norte, com Cláudia, Sinop, Vera, Sorriso, Tapurah, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. A Região Oeste é a terceira, de 22 a 26 de maio, com as seguintes cidades: Campos de Júlio, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra e Diamantino.

A Região Leste encerra o evento, entre os dias 5 a 9 de junho. Os municípios que terão as palestras serão Gaúcha do Norte, Porto Alegre do Norte, Querência, Canarana, Água Boa e Nova Xavantina.

O SENAR-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 90 Sindicatos Rurais do Estado. O SENAR está nas redes sociais, acompanhe no Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso Blog.

Autor: Ascom Senar