Guia da Contribuição Sindical Rural já pode ser acessada pelo site da CNA

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) informa que a guia de recolhimento da Contribuição Sindical Rural pessoa física começa a ser enviada a partir do dia 1º de abril deste ano para aos produtores rurais, porém os contribuintes têm a opção de imprimi-la a partir de hoje (31/03) pelo site da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O prazo final para o recolhimento será 22 de maio de 2017.

As guias são emitidas pela CNA com base nas informações prestadas pelos produtores na Declaração do Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), repassadas à Receita Federal.
O supervisor de Arrecadação da Famato Balthazar Barbosa lembra que o pagamento é obrigatório a todos os proprietários de imóveis rurais acima de dois módulos rurais. Em caso de o contribuinte possuir mais de uma propriedade e a soma delas for acima de dois módulos, ele é obrigado a recolher o imposto. O recolhimento também é obrigatório para o produtor que, independentemente do tamanho da área rural, possuir funcionário rural.

O gestor financeiro Thiago Paes destaca que o montante arrecadado é aplicado em prestação de serviços e em defesa dos interesses da classe produtora rural. Além disso, segundo ele, os valores destinados aos sindicatos serão aplicados em ações que possam fortalecer a classe, como também atuar assiduamente nos interesses do produtor rural em temas como infraestrutura, meio ambiente, logística, crédito e questões fundiárias.

Após o dia 1º de abril, o produtor deve ficar atento às entregas dos correios. Em caso de extravio ou de não recebimento, o contribuinte deve procurar o sindicato rural mais próximo, a Famato ou o site da CNA: http://www.cnabrasil.org.br/contribuicao-sindical/2a-via-contribuicao-sindical.

Para mais informações entre em contato com o setor de arrecadação da Famato pelos telefones: (65) 3928-4498, (65) 3928-4420, (65) 3928-4496 e (65) 3928-4449.

A Famato, entidade de classe que representa 90 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, desenvolve ações institucionais que garantem que a voz do produtor rural seja ouvida em diferentes instâncias. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Senar-MT, Sindicatos Rurais e o Imea. Quer saber mais sobre nossas ações? Acompanhe nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #OrgulhodeSerAgro #SistemaFamato #Famato.

Fonte: Ascom Famato