SINDICATO RURAL E SENAR-MT OFERECEM TREINAMENTO PARA FOMENTAR COMÉRCIO DE PEQUI EM TANGARÁ DA SERRA

O pequi é uma fruta singular na culinária sertaneja. Apesar das vantagens comerciais também na indústria cosmética, farmacêutica e de biodiesel, a produção ainda é considerada pequena no Estado de Mato Grosso. Visando o potencial econômico, o Sindicato Rural de Tangará da Serra, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), oferece uma capacitação entre os dias 6 e 8 de abril voltado ao cultivo, manejo e comércio do pequizeiro.

O treinamento será dividido em duas partes, ministradas pelo Engenheiro Agrônomo Hilton Ney Gaiva, instrutor capacitado do Senar-MT. A prática será realizada em uma propriedade no Assentamento Antônio Conselheiro, a 33 quilômetros do centro de Tangará da Serra. Já a parte teórica ocorrerá no NAC – Núcleo Avançado de Capacitação, no Sindicato Rural do município.

PEQUI

O Pequizeiro, de nome científico Caryocar brasiliense, é nativo do Cerrado brasileiro. Por ser um fruto nativo e de médio porte, pode ser usado em pequenas fazendas que queiram adotar o processo agrossilvipastoril. Em apenas hum hectare (1 há), com espaçamento de 10 x 10 m, é possível colher 1.200 caixas de fruto por ano. Nesse espaço, a plantação produz até 3.200 litros de óleo, já que o rendimento de óleo da  polpa é de 30% a 40% em peso do fruto.

Utilizado na culinária de pratos típicos, como no arroz ou na galinhada, a polpa do fruto ainda pode ser usado na produção de geleias, doces, licores, obtenção de óleo e ração animal para porcos e galinhas. Em escala industrial, o óleo do pequi é usado na produção de cosméticos, produtos de limpeza, farmacêutica e na composição de biodiesel.

Apesar do cuidado para consumi-lo devido os espinhos no interior do fruto, o alimento tem um sabor único, rico em carboidrato, proteína, óleo, além de conter fibras, vitamina A, carotenóides, ácidos graxos monoinsaturados e propriedades antioxidantes com inúmeros benefícios à saúde humana.

SERVIÇO:
TREINAMENTO: “CULTIVO DE PEQUIZEIRO”
LOCAL: Sindicato Rural – Núcleo Avançado de Capacitação (NAC)
Av. Lions Internacional - Parque de Exposições
HORÁRIO: 7h30 – 11h / 13h – 17h
DATA: 06 a 08 / 04 / 2015
CARGA HORÁRIA: 24 h
TOTAL DE VAGAS: 8-15
OBJETIVO: Fomentar o cultivo de pequizeiro para fins comerciais.

PRÉ-REQUISITOS:
- Ter idade mínima de 18 e máxima de 60 anos;