31 anos de Sindicato Rural de Tangará da serra, mais participação do Produtor Rural.

Ver o auditório do Sindicato Rural lotado de produtores interessados é motivo de satisfação para o Sr. José Pereira Rosa. Ele que foi um dos primeiros nomes a comandar a instuição em meados de 1988, ainda faz questão de participar das  tomadas de decisões junto com os companheiros.

“Vejo o quanto este Sindicato evoluiu e sinto orgulho de ter ajudado lá no início, onde éramos poucos produtores em busca de melhorias. Hoje é notória a força deste Sindicato e a união entre todos.” – disse Sr. José Rosa.

Quem também não esconde a alegria de ter feito e ainda fazer parte da Sindicato é o produtor rural Iodomir Carvalho,ele foi presidente nos anos de 1984/85, quando ainda existia a APRUTAN ( Associação dos Produtores Rurais de Tangará da Serra), vindo logo depois a se transformar na atual Instituição.

“ Pra mim falar do Sindicato é motivo de satisfação e orgulho, ainda mais vendo o quanto evoluiu o papel da Instituição.” – disse Iodomir.

Fundado em 24 de maio de 1985, o Sindicato Rural de Tangará da Serra é uma entidade sólida e respeitada em Tangará da Serra e também uma das mais influentes em nível de Estado de Mato Grosso.

O atual Presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra, Vanderlei Reck Júnior  gestão 2015/2017 é o décimo quinto na galeria dos nomes que estiveram à frente da Instituição, desde sua fase de transição para o que é atualmente. Nesses 31 anos foram várias desafios.

Hoje o Sindicato tem papel atuante na sociedade tangaraense, espaço conquistado pela credibilidade na realização da maior festa agropecuária da região, a Exposerra e também  por oferecer aos trabalhadores, oportunidades de qualificação profissional, por meio dos treinamentos gratuitos em parceria com o Senar- MT.

O SENAR está ativamente presente na rotina do Sindicato Rural e é responsável por capacitar centenas de trabalhadores do campo. “Em um ano de gestão, posso garantir, que capacitamos pelo SENAR mais que em três anteriores.” – disse Reck.

Desde o início do seu segundo ano de gestão, Reck firmou novas parcerias e trouxe para a sede do Sindicato, mais três importantes instituições, a Aprosoja, AEATGA ( Associação dos Engenheiros Agrônomos de Tangará da Serra) e o CAT Parecis. Outra importante atitude foi abrir as portas do Sindicato, para demais associações. Uma delas, a de pequenos agricultores do assentamento de agricultura familiar do Bezerro Vermelho, oferecendo orientação à associação e cursos do SENAR. “ Precisamos mostrar para a sociedade que o Sindicato não é uma instituição fechada e que cuida apenas do interesse dos grandes produtores. O pequeno agricultor também produz, com muito sacrifício. Por esse motivo, merecem ser ouvidos e valorizados.” – afirmou Vanderlei Reck Júnior.

O jeito simples, característica de Reck Júnior, fez com que muitas pessoas se aproximassem do Sindicato Rural, antes utilizado apenas em vésperas de Exposerra. Até mesmo a presença dos associados tem sido mais frequente no parque de exposições, que em breve ganhará espaços diferenciados para o público, como uma nova pista para competições de prova de laço. A abertura do parque para outras instituições também deu oportunidade para realizações de outros eventos que ajudam a fortalecer a sociedade.

“Eu acredito que em todas as administrações, mesmo aquela, de uma pequena propriedade, dentro de casa ou de um grande Sindicato, devemos primeiro ouvir, procurar analisar o que é melhor para todos e assim, agir com mais sabedoria. É este o modelo que busquei implantar aqui e levar para todos os meus projetos. Por isso nós abrimos as portas do Sindicato, para que os associados, diretores e pessoas de outros setores, viessem nos trazer sugestões, reinvindicações e assim direcionar nosso trabalho. Esta é uma instituição dos produtores! Parabéns a todos os que fazem parte desta grande família Sindicato!” – finalizou o presidente.