CARAVANA DA INTEGRAÇÃO: Comitiva participa de visita técnica em porto no Chile

Iquique, Chile - A Caravana da Integração liderada pelo governador Pedro Taques fez uma visita técnica nesta terça-feira (26.04) ao Porto Internacional de Iquique, localizado no Chile. A cidade chilena pleiteia ser uma das principais alternativas para o escoamento da produção de Mato Grosso pelo Oceano Pacífico até mercados internacionais.

O porto tem capacidade de descarregar por hora até 20 containers (cada um com 40 toneladas), interligando até 15 linhas de navios. A unidade acolheria os produtos que seriam transportados por estradas pavimentadas, saindo de Cáceres, atravessando praticamente toda a Bolívia, passando inclusive pela sinuosa Cordilheira dos Andes.

“Nós viemos de carro de Cuiabá para conhecermos o porto de Iquique, uma vez que Mato Grosso é o estado brasileiro que mais produz e apresentamos o que temos feito para melhorarmos nossas relações com países vizinhos”, comentou o governador Pedro Taques.

Na visita técnica o governador, os secretários de Estado e os representantes do setor produtivo tiveram a oportunidade de tirar as dúvidas sobre o funcionamento do principal porto da cidade chilena.

O prefeito da cidade, Jorge Quiroga, explicou aos participantes que o porto da cidade tem a possibilidade de receber os maiores navios de carga do mundo. “Neste porto há possibilidade de receber os maiores navios do mundo, tem uma dos maiores profundidades para receber embarcações. Agora, trabalhamos para comprar um guindaste ainda maior para potencializar nossos portos”, disse.

Segundo ele, para potencializar os investimentos no porto, a prefeitura está fazendo concessão à iniciativa privada. “Esperamos um investimento de US$ 40 milhões, por uma concessão de 30 anos”, comentou o prefeito.

Para utilização deste porto por Mato Grosso, o Governo do Estado já tomou uma série de ações. O governador Pedro Taques explicou que vai articular junto ao governo brasileiro o estreitamento das relações internacionais com a Bolívia para a pavimentação de 315 km entre Santa Cruz de La Sierra e San Matias, cidade boliviana que faz fronteira com Cáceres, onde estará localizada a ZPE. Além disso, existe a possibilidade de construção de uma parceria entre a ZPE de Cáceres e a Zona Franca de Iquique.

“Assim como a rodovia é uma peça fundamental para acessarmos o mercado Andino de países como Bolívia, Chile e Peru, a ZPE de Cáceres também é importante para a estruturação desta plataforma de acesso ao Oceano Pacífico com a agregação de valor a produtos primários, fazendo a industrialização para que o frete de transporte suporte o custo de se atravessar os Andes”, explicou o secretário da Sedec, Seneri Paludo.

“Esta viagem foi importante para conhecermos grandes oportunidades comerciais entre o Brasil e os países andinos. O nosso governador Pedro Taques vai atuar junto ao governo federal para aprimoramos estas relações”, completou o vice-governador Carlos Fávaro.

Zona Franca

Após a visita técnica ao porto de Iquique, foi apresentada a Zona Franca da cidade (Zofra). Taques conheceu como funciona e o volume de recursos que passa por ali. A ideia, segundo o governador, é de que os produtos industrializados possam sair da ZPE para ser comercializado na Zofra.

Comitiva participa de visita técnica em porto no Chile

 
 

Links Úteis

Endereço: Av. Lions Internacional, 2.650-W – Vila Esmeralda, Parque de Exposições
Telefones: (65) 3325-0142
Horário: Seg. à Sex - 07:30 às 11:00 - 13:00 às 17:30